Quem sou eu.

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou uma Pedagoga apaixonada pelo meu trabalho! Busco, através da minha profissão, tornar a aprendizagem um caminho prazeroso em busca de desenvolvimento e crescimento, moral e intelectual.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pintura com tinta comestível

Essa atividade pode ser realizada com bebês a partir de 6 meses, pois nessa faixa etária já conseguem sustentar o tronco para ficarem sentados e poder explorar melhor a tinta comestível, pincéis, brochinhas e rolinhos.

A tinta comestível foi feita com mingau de amido de milho e anelina comestível. A textura varia de acordo com a quantidade de amido que se põe na água, assim como a coloração varia de acordo com a quantidade de anelina.

Outra opção para colorir o mingau é usar suco em pó, porém é importante tomar cuidado pois o suco em pó dará algum sabor a tinta comestível e o foco da atividade pode ser alterado pelos bebês, uma vez que eles levarão a tinta à boca e poderão focar no sabor e não na pintura e exploração.

Coletivamente foram disponibilizadas as tintas comestíveis em potes, tampa de caixa de pizza para pintarem, rolinhos de pintura, pincéis e brochinhas e cada bebê explorou como preferiu.

É claro que nessa fase eles pouco compreendem o que é pintar em determinado local, mas é uma atividade para explorarem a textura da tinta, o uso dos objetos de pintura e até mesmo o corpo, pois a maioria só utilizou a mãozinha para usar a tinta.










Essa atividade é ideal para fazer com bebês que ainda não andam, pois a atividade disponibilizada como relatei faz com que o local fique escorregadio, sendo perigoso para bebês que vão andar durante a atividade. Outra observação importante é que se a tinta comestível for colorida com suco em pó poderá manchar a pele dos bebês.

As estratégias devem ser elaboradas pelo professor de acordo com os objetivos a serem alcançados.

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu comentário!